Após quase 10 anos, o recorde de girassol mais alto do mundo foi quebrado. Uma planta gigante, de 10,9 metros de altura de sua base até a ponta da flor, alcançou a façanha. Batizado de Clover, o girassol foi cultivado pelo paisagista ucraniano Alex Babich no quintal de sua casa, em Indiana, nos Estados Unidos.
Leia também
-
Só na ficção! Entenda por que não existem plantas carnívoras gigantes
-
Ter estas plantas em casa pode ser um “convite” para escorpiões; veja
-
Saiba quais animais e plantas ajudam a purificar ambientes poluídos
-
Música pode afetar o crescimento das plantas? Entenda a polêmica
O título foi concedido ao girassol em 3 de setembro, depois de uma avaliação criteriosa realizada por representantes do Guinness World Records (o Livro dos Recordes).
Segundo a nota divulgada pelo Guinness, o tamanho da planta é comparável a uma casa de três andares, além de ultrapassar quase o dobro da altura da estátua de Abraham Lincoln, que tem cerca de 5,8 metros.
Anteriormente, desde 2014, o recorde pertencia a um exemplar de girassol cultivado na Alemanha com 9,17 metros.
Em 2024, o girassol já estava bem grande
Babich precisou construiu uma estrutura para suportar o crescimento da planta. Além disso, ele utilizou uma combinação de sementes de espécimes mais altas para melhorar a linha genética de Clover. Todo o processo durou sete anos.
Depois de tanto esforço para cultivar o girassol, o ucraniano afirma que irá descansar. “Minha esposa disse que rezaria para eu quebrar o recorde e depois tirar um ano de folga do cultivo competitivo. Dei a minha palavra que, se acontecesse, iríamos descansar e a prece dela foi atendida”, revela Babich, em nota divulgada pelo Guinness.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!