MAIS

    Argentino de 11 anos bate recorde e alcança maior norma do xadrez

    Por

    O argentino Faustino Oro, de apenas 11 anos, atingiu um feito inédito no xadrez mundial. Conhecido como o “Messi do xadrez”, ele venceu de forma invicta o torneio Legends & Prodigies, em Madri, na Espanha, e conquistou sua primeira norma de Grande Mestre.

    Com seis vitórias e três empates, Oro chegou a 7,5 pontos em nove rodadas e ultrapassou os 2.500 de rating, marca que nenhum jogador havia alcançado antes dos 12 anos.

    Leia também

    2 imagensFaustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande MestreFechar modal.1 de 2

    Faustino Oro tem apenas 12 anos

    Misha Friedman/Getty Images2 de 2

    Faustino é o mais jovem sub-12 a alcançar o nível de Grande Mestre

    Misha Friedman/Getty Images

    Natural de Buenos Aires, o prodígio nasceu em outubro de 2013 e já liderou os rankings mundiais sub-8, sub-10, sub-11 e sub-12. O rating projetado para outubro é de 2.509 pontos.

    Para conquistar oficialmente o título de Grande Mestre, é necessário atingir três normas e manter rating superior a 2.500. Oro já cumpriu uma das exigências e terá novas chances nas próximas semanas: a Copa do Mundo em Goa, na Índia, Copa de Clubes Europeus, na Grécia, e um torneio fechado na Argentina.

    Se alcançar o título antes de completar 12 anos e quatro meses, o argentino quebrará o recorde de Abhimanyu Mishra, atual detentor da marca de mais jovem GM da história.