MAIS

    Governo autoriza desapropriação de área para obras da Linha 6-Laranja

    Por

    O governo de São Paulo declarou uma área de mais de 800 m² no bairro da Liberdade, no centro da capital, como utilidade pública e autorizou sua desapropriação para viabilizar as obras da futura Linha 6-Laranja do Metrô.

    A medida da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), que foi publicada nesta sexta-feira (31/10), autoriza o uso de uma parte da Rua Doutor Siqueira Campos que receberá a estrutura de ventilação e saída de emergência do metrô.

    11 imagensLocalizada a quase 30 metros de profundidade, estação terá acessos pelas ruas Apiacás e Ciro Costa, na região da Avenida SumaréTatuzãoObras da Linha 6-Laranja do metrôPoço da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da linha 6-Laranja do metrôFechar modal.1 de 11

    Trajeto da Linha 6-Laranja

    Divulgação2 de 11

    Localizada a quase 30 metros de profundidade, estação terá acessos pelas ruas Apiacás e Ciro Costa, na região da Avenida Sumaré

    Divulgação/Linha Uni3 de 11

    Linha Uni/Divulgação4 de 11

    Tatuzão

    Divulgação/Governo de São Paulo5 de 11

    Obras da Linha 6-Laranja do metrô

    Divulgação/Governo de São Paulo6 de 11

    Poço da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da linha 6-Laranja do metrô

    Divulgação/Linha Uni7 de 11

    Linha 6 do metrô de São Paulo pode ter 6 novas estações. Veja onde

    Divulgação/ Linha Uni8 de 11

    Influencer impressiona ao revelar profundidade da Linha 6 – Laranja

    Divulgação9 de 11

    Linha 6-Laranja agora tem previsão de entrega em 2028

    Divulgação?Governo de São Paulo10 de 11

    Rua ficou interditada após cratera abrir dentro de condomínio

    Jessica Bernardo / Repórter11 de 11

    Funcionários da Acciona usaram tapumes brancos para impedir população de ver cratera aberta em obra

    Jessica Bernardo / Repórter

    A Linha Universidade S/A, concessionária responsável pela obra, Linha Universidade S/A, deverá promover a desapropriação amigável ou judicial da área, em caráter de urgência, de acordo com o texto da SPI.  As despesas com a execução são de responsabilidade do estado.

    Os imóveis da Rua Doutor Siqueira Campos que serão demolidos vão do número 299 até o 331. A Linha-6 Laranja ligará a zona norte da capital até o centro, com cerca de 15 estações e 15 quilômetros de extensão.

    Linha 6-Laranja do Metrô

    Prevista para começar a operar no segundo semestre de 2026, o primeiro trecho a ser entregue da Linha 6-Laranja deve ligar o bairro de Brasilândia a Perdizes, na zona oeste. O segundo trecho, previsto para 2027, deve ligar Perdizes até São Joaquim, no centro.

    Leia também

    A expectativa, segundo o governo de São Paulo, é que a futura linha transporte cerca de 630 mil passageiros diariamente. O empreendimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), coordenada pela SPI.

    Em fevereiro de 2025, a fase de escavação de todo o túnel do ramal foi concluída. Com isso, todas as 15 estações já estão conectadas. Ao mesmo tempo, teve início a fase de instalação dos trilhos e sistemas e aquisição dos trens.