O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) divulgou, nesta terça-feira (18/11), que vai realizar o pagamento aos investidores que possuem dinheiro em títulos do Banco Master após receber a base de informações do liquidante-administrador nomeado pelo Banco Central. Ainda não há data para que isto aconteça.
“Todos os créditos enquadrados em nosso regulamento terão o processo de pagamento iniciado tão logo o levantamento dos dados dos credores seja concluído e disponibilizado ao FGC”, afirma o fundo em uma nota publicada no próprio site.
Como é formado o FGC
- O fundo é formado a partir de recursos depositados periodicamente pelas instituições financeiras associadas – entre as quais a Caixa Econômica Federal e bancos comerciais, de investimento e de desenvolvimento.
- Os bancos realizam depósitos que criam uma margem financeira de segurança da qual sairá o dinheiro para pagar clientes e investidores, caso a instituição financeira vá à falência.
- O depósito no FGC é de 1 ponto-base (0,01%) mensal sobre o saldo de todos os depósitos elegíveis. O valor máximo coberto pelo fundo é de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição financeira.
- Atualmente, o FGC tem mais de 220 instituições financeiras associadas.
O Banco Central decretou, nesta terça, a liquidação extrajudicial do Master por envolvimento do banco em um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional.
Leia também
-
Haddad comenta processo de liquidação do Master: “Deve ser robusto”
-
Saiba quem são os presos na operação contra o Banco Master
-
Como ficam os investidores com CDBs no Banco Master após a liquidação
Como liquidante do Banco Master, foi nomeada a EFB Regimes Especiais de Empresas, que tem como responsável técnico Eduardo Felix Bianchini. A EFB deve enviar ao FGC uma lista das pessoas credoras, ou seja, dos investidores, e os valores a serem pagos. No comunicado do FGC não há informação sobre quando deve ocorrer o envio das informações.
Alerta
O FGC fez um alerta informando que “não autoriza ou credencia nenhum tipo de instituição ou empresa” para intermediar qualquer tipo de acordo relativo ao recebimento de valores assegurados pelo fundo.
Conforme o FGC, o atendimento do banco para outros assuntos deve ser acionado pelos canais de comunicação da própria instituição. O fundo orienta os clientes do Master, em caso de dúvidas, a entrarem em contato por meio do e-mail [email protected].
Pedido de ressarcimento para pessoas físicas
- O pedido de ressarcimento pode ser feito por meio do próprio aplicativo do FGC;
- O primeiro passo é baixar o app FGC na loja de aplicativos e fazer o cadastro;
- Depois que o FGC receber a lista de pessoas credoras, é necessário realizar a solicitação para o pagamento de garantia.
Pedido de ressarcimento para pessoas jurídicas
- O representante da empresa deve solicitar a garantia do FGC pelo Portal do Investidor;
- Depois do preenchimento das informações, o FGC deve enviar um e-mail com os passos necessários;
- O pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou poupança, de mesmo CNPJ, em nome da empresa.
