MAIS

    Genial/Quaest: vantagem cai e Lula empata com Bolsonaro em 2º turno

    Por

    A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de voto para a Presidência da República em 2026, divulgada nesta quinta-feira (13/11), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários de primeiro turno. O levantamento indica, também, que o petista continua à frente nas simulações de segundo turno, mas com margem menor do que a registrada na sondagem anterior, de outubro.

    A pesquisa analisou 10 cenários de primeiro turno. No cenário número um, Lula aparece com 32% das intenções de voto contra 27% de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PSDB), com 8%, Ratinho Júnior (PSD), com 7%, Ronaldo Caiado (União), com 4%, e Romeu Zema (Novo), com 3%. Outros 6% não souberam responder, e 12% declararam voto em branco, nulo ou que não pretendem votar.

    10 imagensO ex-presidente Jair Bolsonaro Michelle Bolsonaro é ex-primeira-damaO governador de São Paulo, Tarcísio de FreitasO deputado federal Eduardo Bolsonaro Ratinho Junior, governador do ParanáFechar modal.1 de 10

    “A fome é uma escolha política”, diz Lula em artigo internacional

    BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 10

    O ex-presidente Jair Bolsonaro

    HUGO BARRETO/METRÓPOLES
    @hugobarretophoto3 de 10

    Michelle Bolsonaro é ex-primeira-dama

    BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto4 de 10

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

    João Valerio / Governo de SP5 de 10

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro

    Vinicius Schmidt/Metropoles6 de 10

    Ratinho Junior, governador do Paraná

    Rafa Neddermeyer/Agência Brasil7 de 10

    Ciro Gomes, ex-governador e deputado do Ceará

    Hugo Barreto/Metrópoles8 de 10

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema

    Gil Leonardi/Imprensa MG 9 de 10

    O governador de Goiás, Ronaldo Caiado

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo10 de 10

    Renan Santos, líder do MBL

    Reprodução/Instagram

     

    No segundo cenário, com Michelle Bolsonaro (PL), Lula mantém a dianteira, com 31% contra 18% da ex-primeira-dama. Ratinho Júnior tem 10%, Ciro Gomes, 9%, e Romeu Zema e Ronaldo Caiado registram 5%, cada. Indecisos somam 5%, e brancos/nulos, 16%.

    Em um terceiro cenário, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) como principal adversário, Lula atinge 35%, contra 16% do governador de São Paulo. Ciro Gomes aparece com 12%, Romeu Zema com 5%, e Ronaldo Caiado com 4%. Indecisos são 6%, e brancos/nulos, 22%. Já com Eduardo Bolsonaro (PL) como adversário direto, Lula marca 32% e o deputado, 15%. Ratinho Júnior e Ciro Gomes têm 10% cada, seguidos por Romeu Zema e Ronaldo Caiado, ambos com 5%.

    Nos cenários seguintes, Lula mantém a liderança com vantagem superior a 10 pontos percentuais. Enfrentando Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema ou Ronaldo Caiado, o petista varia entre 36% e 39% das intenções de voto, enquanto os adversários ficam entre 20% e 27%. Nos cenários com presença de nomes como Renan Santos (Missão), Lula também lidera, registrando 39%, contra 27% do adversário.

    Confira:

    Vantagem de Lula diminui no segundo turno

    Nos cenários de segundo turno, Lula segue à frente em todas as simulações, mas com vantagem menor do que a registrada em outubro. Em relação ao levantamento anterior, o presidente perdeu entre dois e quatro pontos percentuais nas projeções, o que reduziu a distância que antes variava de nove a 23 pontos em relação aos adversários.

    Veja comparação:

    9 imagensFechar modal.1 de 9

    Genial/Quaest 2 de 9

    Genial/Quaest 3 de 9

    Genial/Quaest 4 de 9

    Genial/Quaest 5 de 9

    Genial/Quaest 6 de 9

    Genial/Quaest 7 de 9

    Genial/Quaest 8 de 9

    Genial/Quaest 9 de 9

    Genial/Quaest

    No confronto direto com Jair Bolsonaro, o presidente aparece com 42%, contra 39% do ex-mandatário, diferença de três pontos percentuais, o que sugere empate na margem de erro. No levantamento anterior, Lula tinha 46%, ante 36% de Bolsonaro.

    Em um eventual duelo com Ciro Gomes, Lula soma 38%, enquanto o candidato do PSDB tem 33%. Contra Tarcísio de Freitas, a disputa também é apertada: 41% para o petista e 36% para o governador paulista.

    Quando o adversário é Ratinho Júnior (PSD), Lula aparece com 40%, e o governador do Paraná soma 35%. Já contra Romeu Zema (Novo), a diferença é de sete pontos: 43% a 36%. No confronto com Ronaldo Caiado (União), Lula lidera com 42%, ante 35%. Diante de Michelle Bolsonaro, o presidente tem 44% contra 35% da ex-primeira-dama.

    A maior vantagem de Lula é sobre Renan Santos (Missão), com 42% a 25%, diferença de 17 pontos. Contra Eduardo Leite (PSD), o petista marca 41%, enquanto o governador gaúcho aparece com 28%.

    Confira os cenários:

    A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. Os questionários foram realizados “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95%, e a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais.