MAIS

    Incêndio no Japão atinge mais de 170 edifícios e deixa um morto

    Por

    Um incêndio de grandes proporções em Saganoseki, na cidade de Oita, no Japão, na noite de terça-feira (18/11), atingiu cerca de 170 edifícios, incluindo residências, e durou até a manhã desta quarta-feira (19/11), resultando na morte de uma pessoa.

    Segundo a mídia local, o incêndio pode ter sido causado por fatores como o terreno irregular e acidentado, ruas estreitas e até mesmo o vento. As chamas tomaram conta de uma área densamente povoada, forçando a evacuação dos moradores.

    Leia também

    A Prefeitura de Oita informou que uma pessoa foi encontrada em parada cardiorrespiratória no local e teve a morte confirmada. Segundo as autoridades, um morador relatou que, ainda durante a tarde, “a casa estava em chamas, e o fogo podia ser visto a distância”.

    O incêndio se espalhou por uma vasta área, segundo o Centro de Resposta a Desastres da Prefeitura. No total, 170 pessoas foram evacuadas para o Centro Comunitário de Saganoseki, próximo ao local, de acordo com o jornal Asahi Shimbun.

    Aproximadamente 270 residências estavam sem energia elétrica.

    No momento do incêndio, um alerta de ventos intensos estava em vigor na cidade. Os bombeiros relataram que a causa foi provavelmente o espalhamento do fogo por ventos fortes e faíscas.

    Vulcão

    O incêndio acontece dias após o vulcão Sakurajima entrar em erupção, nesse domingo (16/11). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, cinzas e fumaça foram lançadas a mais de 4,4 quilômetros de altura.

    A queda de material vulcânico começou por volta da 1h (no horário local) e seguiu até, aproximadamente, as 9h. As cinzas chegaram à cidade vizinha de Miyazaki.