A pasta de amendoim se tornou um grande aliado na rotina de quem deseja ter uma alimentação saudável e balanceada. O alimento, conhecido como “nova manteiga”, é rico em vitaminas e minerais essenciais para o organismo, como magnésio e potássio, e pode ser incorporado a pratos salgados, molhos e sobremesas.
Leia também
-
Vale a pena comprar pasta de amendoim integral? Entenda as diferenças
-
Bolo de amendoim macio e delicioso para o café da tarde
-
Nutricionista revela qual é o melhor amendoim para a saúde
“Vinda do amendoim, uma oleaginosa, a pasta de amendoim contribui para o fornecimento de energia. É excelente para pré-treino e no ganho de massa muscular, uma vez que é fonte de gorduras boas e proteínas. Além disso, sacia, o que ajuda no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Isa Lacerda.
Segundo a profissional, a pasta de amendoim é prática, o que facilita seu uso no dia a dia. “Com 15 gramas, você pode rechear uma tapioca, espalhar uma camada no pão ou até adicionar ao iogurte. Essas são formas simples e rápidas de incluir o alimento na rotina diária.”
Amendoins são proteicos
Para o café da manhã, Isa Lacerda sugere o seu “clássico e único” pãozinho com pasta de amendoim, banana fatiada, canela, fio de mel e uma pitada de sal. Para prepará-lo, basta colocar na air fryer por 5 minutos a 180 graus.
O almoço seria uma salada com alface, tomate cereja, pepino, rúcula, macarrão integral cozido e frango grelhado com um molho de pasta de amendoim (receita abaixo), enquanto o lanche da tarde seria um iogurte com morango, pasta de amendoim e granola.
Para finalizar, a nutricionista indica de jantar um wrap com lombo grelhado e o mesmo molho de pasta de amendoim.
6 imagens



Fechar modal.
1 de 6
Para começar a cozinhar, comece com receitas simples, leia a receita atentamente e siga o passo a passo
Getty Images
2 de 6
Mantenha a organização na cozinha, utilizando utensílios básicos e garantindo que facas estejam afiadas
Getty Images
3 de 6
Além disso, preaqueça panelas e fornos e use fogo baixo para evitar queimar os alimentos, e preste atenção aos sinais da comida, como cheiro e cor
Getty Images
4 de 6
Separe e meça todos os ingredientes antes de acender o fogo. Isso evita que você perca tempo procurando algo no meio do preparo
Getty Images
5 de 6
Para iniciantes, o fogo baixo ou médio é ideal, pois dá mais tempo para reagir e evitar que a comida queime
Getty Images
6 de 6
É normal que as primeiras tentativas não sejam perfeitas. Cozinhar é um processo de aprendizado
Getty Images
Como adaptar o consumo
A pasta de amendoim pode fazer parte da alimentação diária de crianças, adultos e idosos. O que exige atenção é a quantidade.
“Para crianças, por serem menores, não há necessidade de grandes porções e, por consequência, também não precisam de tanta proteína. Acrescentar no pão do café da manhã ou até junto com uma maçã de lanche da tarde são ótimas opções”, afirma a expert, que atua na Dr. Peanut.
Já para os idosos, os benefícios podem ser ainda maiores. Essa faixa etária precisa preservar a massa muscular e a pasta de amendoim contribui exatamente para isso. “Incluir no café da manhã, lanches ou até de sobremesa uma quantidade controlada é recomendada.”
Receita de molho de pasta de amendoim
Para preparar um molho de pasta de amendoim, basta misturar 3 colheres de sopa de pasta de amendoim, 2 colheres de sopa de shoyu, meio limão espremido e um pouco de água (em torno de uma colher de sopa, mas pode acrescentar mais caso queira o molho mais líquido).
