MAIS

    Rodoanel: motorista diz que suspeitos planejavam transportar armas

    Por

    Os suspeitos de sequestrar um caminhão na rodovia Rodoanel Mário Covas, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, usariam o veículo para transportar armas. A informação foi dada pelo motorista do caminhão em depoimento à polícia nesta quarta-feira (12/11).

    De acordo com o delegado Márcio Fruet, o homem falou de forma mais tranquila após o atendimento médico e deu uma nova versão sobre o ocorrido. O motorista afirmou que foi abordado por seis criminosos em dois veículos.

    5 imagensMotorista foi resgatado por volta de 9h20Vítima chegou a cair na pista do RodoanelHomem foi levado para atendimento por agentes do GateAgentes fazem escolta de caminhão sequestradoFechar modal.1 de 5

    Agente do Gate atuou devido à suspeita de que bombas estivessem dentro do caminhão

    Reprodução/ Globoplay2 de 5

    Motorista foi resgatado por volta de 9h20

    Reprodução/ Globoplay3 de 5

    Vítima chegou a cair na pista do Rodoanel

    Reprodução/ Globoplay4 de 5

    Homem foi levado para atendimento por agentes do Gate

    Reprodução/ Globoplay5 de 5

    Agentes fazem escolta de caminhão sequestrado

    Reprodução/ Globoplay

    Três criminosos entraram na cabine do caminhão com armas. Foi nesse momento que eles teriam amarrado o motorista a um simulacro de bomba. Em seguida, eles obrigaram o caminhoneiro a fazer uma ligação, mas não há informações sobre esse contato.

    O homem relatou ainda que os criminosos dirigiram o caminhão por um período, mas teriam desistido da empreitada após ele reagir e entrar em luta corporal com os suspeitos. Segundo ele, o objetivo do grupo era usar o caminhão para transportar armas que estavam armazenadas em um dos veículos.

    O delegado também afirmou que o caminhão foi usado para transportar explosivos até o Peru e estava vazio quando as autoridades chegaram ao local.

    O que se sabe sobre o caso

    • Um caminhão ficou atravessado na via, desde cerca de 5h30 desta quarta, na altura do quilômetro 44 da pista externa do Rodoanel Mário Covas (rodovia SP 021).
    • O tráfego de veículos chegou a ser totalmente interditado no local, no sentido da Rodovia Presidente Dutra. A interdição durou aproximadamente cinco horas.
    • Segundo o boletim de ocorrência, obtido pela reportagem, a Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 5h40 desta manhã. No local, os agentes encontraram o caminhão trator semirreboque atravessado na via.
    • Os PMs tentaram contato com o motorista, mas ele estava em estado de choque. Inicialmente, o homem avisou a outros condutores presentes no local que havia explosivos na boleia do caminhão.
    • O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), equipe de elite da PM, foi acionado. Eles resgataram o motorista, que estava amarrado a simulacros de explosivos, e descartaram que se tratavam de explosivos reais.
    • O homem foi socorrido em estado de choque ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, onde permaneceu até o início da tarde desta quinta.
    • No final da tarde, ele prestou depoimento à polícia em Taboão da Serra, também na região metropolitana.
    • Segundo a polícia, o caminhão retornava de uma viagem ao Peru, para onde teria levado explosivos.
    • No retorno à matriz da transportadora, em São Bernardo do Campo, na região do ABC, o veículo já estava vazio. Portanto, a princípio, nenhum material foi subtraído pelos criminosos.

    O que diz a transportadora

    Em comunicado, a Sitrex, transportadora responsável pelo caminhão, reforçou que “o caminhão voltava vazio para a matriz, em São Bernardo do Campo, após entrega da carga de um dos nossos clientes “.

    Leia também

    “Cita-se que o  motorista cumpriu adequadamente todos os procedimentos legais e de  segurança, notadamente quanto aos horários de descanso e de viagem, e velocidade adequada, informações apuradas através de serviço de monitoramento eletrônico do veículo”, diz a nota.

    A empresa destacou ainda que mantém “monitoramento integral via telemetria, rastreamento em tempo real e protocolos internos de segurança que seguem padrões internacionais de transporte rodoviário de cargas, inclusive em operações de caráter internacional”.