MAIS

    SP registra rajadas de vento de até 109 km/h com ciclone extratropical

    Por

    O estado de São Paulo registrou rajadas de vento de até 109 quilômetros por hora nas últimas 24 horas e diferentes cidades já contabilizam estragos causados pela ventania e pelas chuvas, em meio à passagem de um ciclone extratropical.

    Na capital paulista, uma casa teve um desabamento parcial e onze pessoas ficaram desalojadas, segundo a Defesa Civil Estadual. No Aeroporto de Congonhas, as rajadas de vento atingiram 79,6 km/h durante a madrugada, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

    O Corpo de Bombeiros contabilizou 70 chamados para quedas de árvores na capital e na região metropolitana, além de cinco chamados para desabamentos. Não há informações sobre feridos até o momento.

    No interior, quatro pessoas ficaram desalojadas depois do destelhamento de uma casa e um galpão na cidade de Marabá Paulista. Em Amparo, outras três também tiveram de deixar suas residências após um alagamento causado por um extravasamento de esgoto.

    Até agora, as rajadas de vento mais fortes foram registradas na região de São José dos Campos, com 109km/h, segundo a Defesa Civil Estadual. Também no interior, a região de Ourinhos registrou ventania de 93 km/h.

    Leia também

    Em Santos, no litoral paulista, a Defesa Civil Municipal teve vento de 99,3 km/hora, às 3h, na estação meteorológica da Praticagem, na Ponta da Praia. Os morros da cidade estão em estado de observação.

    Em Cubatão, um ponto de ônibus caiu durante a ventania na Avenida Tancredo Neves. Os ventos também derrubaram o portão da Sede da Secretaria de Assistência Social da cidade e destelharam o Centro Esportivo Romerão. Um evento que estava previsto para o local foi cancelado.

    Veja os índices de vento registrado em outras cidades:

    • 109km/h – Região de São José dos Campos
    • 93km/h – Região de Ourinhos
    • 82km/h – Litoral Norte
    • 80km/h – Região Metropolitana de São Paulo
    • 79km/h – Baixada Santista
    • 75km/h – Região de Bauru
    • 70km/h – Região de São José do Rio Preto
    • 60km/h – Região de Ribeirão Preto e Barretos

    Em alguns municípios que registraram quedas de árvores, como Taquarituba, Getulina e Paraibuna, houve interrupção do fornecimento de energia elétrica.

    O gabinete de crise montado pelo governo estadual acompanha os casos. O grupo reúne instituições como o Corpo de Bombeiros, Sabesp e concessionárias de energia e gás reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.

    Há previsão de rajadas de vento até 18h deste sábado, mas a intensidade tem diminuído segundo a Defesa Civil.