MAIS

    Feridas da infância podem impactar a vida financeira; veja como curar

    Por

    Em um mundo onde a lógica financeira sugere que é preciso gastar menos do que se ganha, muitas pessoas, mesmo compreendendo essa máxima, se veem presas em ciclos de endividamento, medo de cobrar ou perda inexplicável de dinheiro extra.

    Leia também

    Para Marcos Lacerda, psicólogo, psicanalista e criador e apresentador do canal no YouTube Nós da Questão, o problema não está apenas na falta de planilhas ou na economia de pequenos gastos.

    Lacerda defende que o buraco na conta financeira é, muitas vezes, o reflexo de um buraco emocional ou de experiências vividas na infância. Por isso, ele propõe que a conversa sobre finanças deve focar em conceitos como “roteiros financeiros” (money scripts) e “lealdades invisíveis”.

    O termo money scripts (ou roteiros financeiros) foi cunhado pelo psicólogo financeiro e pesquisador Brad Klontz e refere-se a crenças inconscientes que são aprendidas durante a infância. Tais roteiros operam em segundo plano na mente, pois o inconsciente é um modo de funcionamento, não um simples depósito de memórias.

    Continue a leitura no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.