O Hamas afirmou que está disposto a entregar suas armas na Faixa de Gaza a uma autoridade palestina que governe o território. As condições foram divulgadas pelo grupo terrorista neste sábado (6/12).
Apesar disso, o Hamas condiciona a entrega dos armamentos ao fim da ocupação do exército israelense no território.
“Nossas armas estão vinculadas à existência da ocupação e da agressão”, afirmou em comunicado Khalil al-Hayya, chefe negociador do Hamas. “Se a ocupação terminar, essas armas serão colocadas sob a autoridade do Estado”, completou o dirigente do grupo em Gaza.
Atualmente, porém, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se opõe à criação de um Estado palestino — posição reiterada em reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em setembro.
Leia também
-
Hamas entrega corpo de refém e Netanyahu denuncia violação do acordo
-
Mortes em Gaza chegam a 279 apesar do cessar-fogo entre Israel e Hamas
-
Hamas condena e Netanyahu celebra a aprovação do plano de paz de Trump
-
Hamas rejeita “tutela estrangeira” em Gaza antes da votação na ONU
Israel e Hamas mantêm hoje um acordo firmado em outubro, mediado por EUA, Catar, Egito e Turquia, para a libertação de reféns mantidos vivos em Gaza e o retorno dos corpos de mortos, em troca da devolução de prisioneiros palestinos. Até o momento, o Hamas libertou 20 reféns vivos e entregou 27 dos 28 corpos — o único pendente é o de um policial israelense.
Catar e Egito negociam uma segunda etapa do acordo, que prevê a retirada das tropas de Netanyahu da Palestina, além do envio de uma força internacional para implementar a trégua. As tratativas devem ocorrer nas próximas semanas.
5 imagens


Fechar modal.![]()
1 de 5
FAIXA DE GAZA – 10 DE OUTUBRO: Palestinos carregando seus pertences retornam às suas casas após o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza em 10 de outubro de 2025
Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images
2 de 5
Palestinos em Gaza
Mahmoud Isleem/Anadolu via Getty Images
3 de 5
Destruição na Faixa de Gaza
Ali Jadallah/Anadolu Agency via Getty Images)
4 de 5
Stringer/Anadolu via Getty Images
5 de 5
Paraquedas caem em pacotes de ajuda humanitária na Faixa de Gaza
Mahmoud Issa/picture alliance via Getty Images
