Portal Estado do Acre Notícias

Internado, Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia nesta quinta (25/12)

internado,-bolsonaro-passa-por-cirurgia-de-hernia-nesta-quinta-(25/12)

Internado, Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia nesta quinta (25/12)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a uma cirurgia de reparação de duas hérnias inguinais, nesta quinta-feira (25/12), um dia após deixar a carceragem da Polícia Federal (PF). O procedimento está marcado para as 9h e deve durar cerca de quatro horas.

Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta (24/12), sob forte esquema de segurança. Trata-se da primeira vez que ele deixa a Superintendência da PF desde que foi preso, em 22 de novembro.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto do ex-presidente será vigiado por dois agentes da PF, 24h por dia durante o período de internação. Equipes de segurança também devem ficar de prontidão dentro e fora da unidade hospitalar.

No primeiro dia de internação, Bolsonaro realizou exames pré-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, e foi considerado apto para o procedimento.

Após a cirurgia de correção das hérnias, a equipe médica vai avaliar a necessidade de aplicar um bloqueio anestésico do nervo frênico para aliviar as crises de soluço do ex-presidente.

O médico cardiologista Brasil Ramos Caiado informou que o político do PL está “deprimido” e apresenta um quadro recorrente de soluços.

“O presidente está deprimido, um pouco, pela situação que está passando, bastante ansioso. A ansiedade leva a um quadro recorrente de soluço, que atrapalha o sono dele. Então, ele fica muito incomodado com isso”, disse o médico a jornalistas nessa quarta.

Leia também

Entenda a cirurgia

A estimativa, segundo os médicos, é que Bolsonaro permaneça internado entre 5 a 7 dias. Com isso, ele pode passar a virada de ano no hospital.

8 imagensFechar modal.1 de 8

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova2 de 8

PF conduz ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital

3 de 8

PF conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até hospital

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova4 de 8

Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova5 de 8

Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova6 de 8

Polícia Federal conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até o hospital DF Star, onde fará cirurgia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto7 de 8

Ex-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto8 de 8

Ex-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Visitas

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi indicada como acompanhante durante todo o período de internação. Nessa quarta, Moraes autorizou as visitas dos filhos do ex-presidente: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura Bolsonaro. O único a não ser mencionado na decisão foi o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos (EUA).

De acordo com as regras do hospital, não há tempo limite para a permanência dos filhos no hospital. Porém, são permitidas apenas duas pessoas por vez no quarto: Michelle e um dos filhos.

Na manhã de quarta, o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) foi até a porta do hospital para acompanhar a chegada do pai. Até então, ele estava impedido de visitá-lo.

“Estou num espaço público, vou tentar olhar para ele. É o que me resta fazer. Isso para mim, sem dúvida nenhuma vai ser um presente de Natal”, disse o filho do ex-presidente na entrada do hospital. Horas depois, Moraes autorizou a entrada dos filhos.

Durante a tarde, a filha Laura visitou o pai, de acordo com Michelle. “Ficaram abraçados e conversaram bastante, mesmo entre soluços”, escreveu a ex-primeira-dama em sua página no Instagram.

Sair da versão mobile