A Prefeitura de Mâncio Lima vai adquirir 150 mil mudas de café, além de adubo e calcário, que serão distribuídos no próximo ano aos agricultores do município. A ação é parte de um pacote de investimento para fortalecer a cultura do café no município.
O investimento, segundo o prefeito Zé Luís, contará com recursos de emendas do senador Sérgio Petecão, no valor de R$ 1 milhão, e do deputado federal Roberto Duarte. “Estamos preparando um grande trabalho para 2025. Já garantimos mudas, calcário e adubo para quem está com a terra pronta ou recuperando o solo. Queremos fortalecer a agricultura familiar, ampliar a produção e aumentar o PIB de Mâncio Lima. A nossa gestão acredita no desenvolvimento rural e vai continuar investindo nisso”, afirmou Zé Luiz.
O anúncio foi feito neste final de semana, na Comunidade Souza, onde a prefeitura entregou um sistema de abastecimento de água: um poço com 84 metros de profundidade e 2 km de rede instalada. O sistema tem capacidade para atender até 100 famílias e, nesta primeira fase, já beneficia diretamente 47 moradores com água tratada chegando às torneiras.
A obra de abastecimento, entregue pela gestão, é fruto de investimentos próprios da Prefeitura, com apoio do Governo do Estado, por meio da Saneacre, e do deputado estadual Nicolau Junior.
Morando na comunidade desde os 14 anos, a aposentada Raimunda Lopes Uchôa, 62, relatou a dura realidade vivida por décadas. “O problema de água aqui era sério. Antes, pegávamos água em um igarapé distante e depois cavamos uma cacimba, mas ela desabava porque o barro é muito duro. Eu chegava a produzir mais de 200 quilos de goma, tudo com água trazida na cabeça. Hoje, vendo a água cair na minha torneira, é só emoção e gratidão. É uma alegria muito grande para todos nós”, disse, emocionada.
O prefeito Zé Luiz destaca o simbolismo de levar dignidade às famílias rurais. “É um benefício tão esperado e que se torna possível porque temos parceiros comprometidos. Agradeço ao governador Gladson Cameli, à Saneacre e ao deputado Nicolau Junior por atenderem nossos pedidos e ajudarem nossa gestão a avançar. Nossa missão é cuidar das pessoas, e água, é vida, é dignidade”, afirmou.
