O hábito de beber um café entre as refeições pode ser o motivo pelo qual os níveis de ferro estão baixos. De acordo com o pós-PhD em neurociências Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, especialista em nutrição clínica, a bebida reconhecida por “turbinar” o dia a dia dos brasileiros assume o papel de “vilão” ao dificultar a entrada do mineral no intestino.
Leia também
-
Nutri revela sinais de alerta que o corpo dá quando o ferro está baixo
-
Médico cita 4 vitaminas que melhoram a circulação e previnem trombose
-
Nutri aponta os 7 melhores alimentos para comer no jantar e dormir bem
Em relação à absorção de ferro pelo corpo, Fabiano esclarece que existem dois tipos diferentes do mineral – cada um com uma especificidade de absorção.

O primeiro citado pelo especialista é o ferro heme, presente nas carnes. Segundo ele, esse tipo é melhor absorvido pelo corpo. “Já a absorção do não heme, presente em feijões, lentilhas e folhas escuras, é mais complexo e depende do contexto da refeição”, revela Fabiano.
Entenda como a bebida popular atrapalha a absorção de ferro.
De acordo com o expert, a explicação para o café atrapalhar a absorção de ferro está relacionada a alta concentração de polifenóis — como os taninos — que se ligam ao ferro dos alimentos e prejudicam os níveis do minerais no corpo.

Apesar da alegação enfática, Fabiano esclarece que não precisa ter medo ao incluir a bebida nas pausas da rotina. “Manter um intervalo de cerca de uma hora entre a refeição e o café já ajuda a reduzir o problema. É questão de horário e combinação com o prato”, garante.

Para quem consome mais fontes vegetais, a recomendação é garantir boas doses de vitamina C no prato. “Adicionar frutas cítricas, kiwi, morango, pimentão ou tomate na mesma refeição aumenta a fração de ferro que o corpo aproveita”, reforça Fabiano.
Não é só o café!
Apesar de o destaque ter sido para a bebida queridinha dos brasileiros, o especialista em nutrição clínica revela que os chás também entram na conta de péssimos aliados do mineral.

“Chá preto e chá verde, se ingeridos junto com a refeição, atuam como o café e podem derrubar a absorção do ferro. O vinho tinto, que também tem polifenóis, tende a impactar menos que café e chás por conta do padrão de consumo”, destaca Fabiano Rodrigues.
Os laticínios também podem ser problemáticos. Segundo ele, grandes porções de queijo ou iogurte junto do prato ‘alvo’ do ferro podem atrapalhar em testes agudos. No total da dieta, porém, o efeito costuma ser modesto.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
