O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não conseguirá acabar com a República Islâmica. Ele também ameaçou derrubar o porta-aviões norte-americano USS Abraham Lincoln, que está na próximo ao Irã.
“Há 47 anos os EUA não conseguiram destruir a República Islâmica. Você também não conseguirá fazer isso, afirmou Khamenei em fala direcionada a Trump. O líder supremo do Irã também criticou Trump por tentar “ditar” o resultado das negociações nucleares —as tratativas desta terça abriram caminho para um acordo entre os dois países, segundo o chanceler iraniano.
“O presidente dos EUA diz que o Exército deles é o mais forte do mundo, mas o Exército mais forte do mundo às vezes pode levar um golpe tão forte que não consegue se levantar. (…) Mais perigoso que o porta-aviões deles é a arma que pode enviá-lo ao fundo do mar”, afirmou o líder supremo iraniano em discurso em Teerã.
A fala ocorreu em meio à retomada das negociações entre EUA e Irã, mediadas pelo Omã, para limitar o programa nuclear iraniano. Trump exige que Teerã acabe com seu programa e protagoniza uma escalada de tensões e militar contra o regime Khamenei. O líder norte-americano ameaça atacar o país do Oriente Médio caso as negociações fracassem
