MAIS

    Com apoio do Ministério da Saúde, médicos realizam 400 cirurgias na Amazônia

    Por

    Ação acontecerá no território do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá, onde vivem mais de 16 mil indígenas

    Nivaldo Coelho – Indígenas de 17 etnias do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá terão acesso à cirurgias e exames organizados pelo grupo de voluntários “Expedicionários da Saúde”. A 39ª edição dos Expedicionários da Saúde é uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Defesa e acontece entre os dias 25 de outubro e três de novembro. Cerca de R$ 1,5 milhão foi investido pelo Ministério da Saúde para montagem de uma unidade hospitalar e realização dos procedimentos. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 460 cirurgias oftalmológicas e de clínica geral, 3 mil atendimentos e exames e 1.200 atendimentos odontológicos.

    O DSEI Alto Rio Juruá é responsável pela assistência em Atenção Básica de 16 mil indígenas, de 17 etnias, distribuídos em oito municípios do Acre. São 164 aldeias, que compõem a região Amazônica, a maioria delas em locais de difícil acesso. Justamente pelas dificuldades de transporte na região, esta é a primeira vez que é realizada uma Expedição da Saúde nesta região.

    “São anos de parceria entre Expedicionários, Ministério da Defesa e Saúde levando assistência em locais de difícil acesso, possibilitando a alguns povos indígenas acesso a cirurgias, exames, consultas. Todos têm direito ao acesso à saúde, nossa missão é garantir que chegue em todos os lugares do país”, destacou o ministro da saúde, Ricardo Barros.

    Cerca de 200 pessoas, entre de profissionais de saúde, voluntários e indígenas, estão envolvidos nesta ação. Além das cirurgias de catarata e de hérnia (que são o foco da Expedição), outros procedimentos acontecerão simultaneamente, como consultas oftalmológicas, odontológicas, ginecológicas e pediátricas.

    Além do voluntariado de equipes de logística e de saúde, a iniciativa conta com investimentos público e privado, incluindo a doação de medicamentos por empresas farmacêuticas. Indígenas das comunidades existentes na região também contribuem na realização da ação por meio dos caciques e outros trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá. A ação conta ainda com o apoio das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó.

    AÇÃO HUMANITÁRIA – Desde 2004, as equipes dos Expedicionários da Saúde já realizaram mais de seis mil cirurgias e 35 mil atendimentos especializados. A área coberta pelas ações dos voluntários é equivalente ao território da França, sendo a grande maioria em terras indígenas demarcadas.

    Ascom MS