MAIS

    Embrapa e Prefeitura de Jordão capacitam 75 produtores na área de fruticultura

    Por

    O fomento da cadeia agrícola e a capacitação de quem produz é uma forma de alavancar a produção dos munícipes de Jordão. Visando melhorar a qualidade e quantidade da produção do município, a Prefeitura através da Secretaria de Produção e Desenvolvimento, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ministraram um curso para 75 produtores na área de fruticultura voltado para a cultura da banana, do abacaxi e do maracujá.

    O curso teve duração de três dias, contabilizando as aulas teóricas e práticas.  Contemplando praticamente todas as comunidades rurais, ou seja, com pelo menos um produtor participando como representante, dentre eles os povos indígenas da etnia kaxinawá.

    O curso teve início na quinta-feira (04) durante o dia, no clube melodia, e no período da noite a Embrapa e Prefeitura assinaram o termo de cooperação para a capacitação dos produtores agrícolas. Também foram ministrados aula na Câmera de Vereador, que também foi parceira das atividades.

    As aulas práticas foram desenvolvidas no sábado (07) nas propriedades dos colonos: “Senhor Federal”, Alex e Ofir.

     

    Segundo Luís Meleiro, secretário de Produção e Desenvolvimento do município, o objetivo dessa parceria com a Embrapa é fazer com que a cadeia produtiva do Jordão se torne pelo menos sustentável a curto e ao médio prazo. Libertando os consumidores da importação de produtos que são produzidos no município, mas que não atende à demanda local.

    A Secretaria de Produção e Desenvolvimento vive um novo momento com a nomeação do atual comandante da pasta. Em menos de três meses à frente do cargo, ele começou um trabalho com os piscicultores, na qual serão construídos açudes, além da primeira feira do peixe quem vem ser realizado na cidade.

    Por Leandro Matthaus