MAIS

    Acre tem o maior índice de feminicídio do país, segundo levantamento do G1

    Por

    Por Leandro Matthaus 

    Segundo um levantamento feito pelo portal de notícias da TV Globo ( G1), proporcionalmente o Acre apresentou o maior  índice de feminicídio  ( quando o crime é motivado pela condição do gênero feminino) do país em 2019.  Ou seja, sete mulheres são assassinadas a cada 100 mil. 

    Ainda segundo o portal, em 2019 foram registrados 11 mortes de mulheres, uma taxa 2,5. 

    Brasil 

    O Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018, aponta levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 7 horas, em média.

    A alta acontece na contramão do número de assassinatos no Brasil em 2019, o menor da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O país teve 19% menos mortes em 2019 que em 2018. Se forem consideradas apenas as mortes de mulheres, o que inclui também os casos que não são classificados como feminicídios, houve uma diminuição de 14% – menor, mas, ainda assim, um recorde.

    É o segundo ano seguido em que o número de mulheres vítimas de homicídios cai, mas os registros de feminicídios crescem no país. Em 2019, houve uma alta de 12% nos feminicídios e uma queda de 6,7% nos homicídios dolosos de mulheres.

    O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O primeiro levantamento sobre feminicídios no país foi publicado no Monitor em 2018 e, desde então, ele é feito todos os anos. No próximo domingo (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

    Com informações de : Clara Velasco, Gabriela Caesar e Thiago Reis, do G1