MAIS

    Prefeito  de Marechal  Thaumaturgo  ignora lei criada na própria gestão  e não  paga prêmio  anual de incentivo aos ACS do município 

    Por

    Os Agentes  Comunitários  de Saúde, do município  de Marechal Thaumaturgo,  estão  revoltado com   o secretário  de Saúde  e o prefeito  Isaac Pyanko, uma vez que os gestores  se recusam  pagar o prêmio  anual de incentivo  e produção,  devido aos profissionais. O pagamento  está amparado numa lei municipal, criada na gestão  de Pyanko em 2020.

    A Lei de N° 113 de outubro de 2020, sancionada pelo gestor, determina que a Prefeitura  de Marechal Thaumaturgo  deverá  pagar no final do primeiro  trimestre do ano. Ou seja, no mês março. 

    O valor do prêmio corresponde  a uma parcela do piso salarial da categoria. 

    No final de cada ano,no caso em 2020,  o governo federal  repassa o recurso  as prefeituras, para pagarem  o benefício  à categoria,  como forma de reconhecimento  ao trabalho do ACS,  que atuam no  acolhimento das pessoas do bairro, pois é um membro da equipe da UBS  que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com os moradores.