MAIS

    Variantes estão vencendo ‘corrida contra vacinas’ por causa da desigualdade na aplicação, diz OMS

    Por

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (7) que as variantes do coronavírus estão “vencendo uma corrida contra as vacinas” por conta das desigualdades na distribuição e aplicação entre os países.

    “As variantes estão, neste momento, vencendo a corrida contra as vacinas por conta de uma produção e distribuição desigual das vacinas”, disse Ghebreyesus em entrevista coletiva.

    Ele também criticou o que chamou de “nacionalismo das vacinas” e disse que isso poderá atrasar ainda mais uma recuperação econômica mundial.

    “O nacionalismo das vacinas, quando um punhado de nações pegam a maior fatia do bolo, é moralmente indefensável e ineficaz sob uma perspectiva de saúde pública”, disse o diretor-geral.

    Ghebreyesus reforçou o que vem dizendo publicamente de que enquanto países ricos vacinam crianças, e até mesmo já consideram doses de reforço, países pobres continuam sem proteger profissionais da saúde que atuam na linha de frente.

    “[É uma estratégia ineficaz] contra um vírus respiratório que sofre mutações muito rapidamente e que está se tornando, cada vez mais, mais eficaz em sua transmissão entre humanos“, explicou.

    Por G1