MAIS

    Destinaremos mais de 2% do PIB para defesa, diz Scholz, chanceler da Alemanha

    Por

    A guerra na Ucrânia por parte da Rússia refletiu em diversas mudanças na gestão de alguns países. Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, afirmou neste domingo (27), ao parlamento alemão, que destinará mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB)  para defesa.

    Ao todo, o governo fornecerá 100 bilhões de euros para investimentos militares do orçamento de 2022.

    O PIB da Alemanha encolheu 0,3% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre de 2021, segundo dados finais divulgados na sexta-feira (25) pela Destatis, como é conhecida a agência alemã de estatísticas.

    “Não poderia haver outra resposta para a agressão de Putin“, disse Scholz aos legisladores. O chanceler destacou que pretende desenvolver novos caças e aeronaves, para que os soldados alemães sejam equipados de forma mais apropriada, “com melhores equipamentos e dispositivos”.

    Para ele, o investimento na segurança é necessário para proteger a liberdade e a democracia.

    “[O presidente] Putin quer mudar a Europa e ter um império russo”, afirma Scholz. “Mas ele não tem força militar para isso… Putin não deve subestimar que nós iremos nos defender”.

    “Como democratas e europeus, [nós] estamos do lado certo da história”. Além de proteções internas, o chanceler afirmou que irá entregar armamentos para que a Ucrânia se defenda do ataque russo.

    Por CNN Brasil