MAIS

    JENILSON CRESCE E ASSUME SEGUNDO LUGAR, MAS GLADSON AINDA LIDERA DISPUTA PELO GOVERNO DO ACRE

    Por

     

    A nova pesquisa de intenção de votos para o governo do Acre traz um cenário completamente diferente. O deputado estadual Jenilson Leite (PSB) assumiu a vice-liderança da preferência do eleitor acreano, saindo da casa dos 7% nas pesquisas anteriores e saltou para 24,1%, conforme dados do Instituto Phoenix, divulgado neste sábado (2).

    Apesar de o governador Gladson Cameli (Progressistas) ainda liderar o páreo, os números mostram um crescimento surpreendente e animador para os concorrentes, especialmente para o parlamentar estadual, que ultrapassou a casa dos 24% da preferência eleitoral, além de ter a menor rejeição entre os postulantes ao cargo. O que possibilita ainda mais o seu crescimento no decorrer dos próximos meses.

    Segundo os dados do Instituto Phoenix, no levantamento estimulado, se a eleição fosse hoje, Gladson Cameli teria 31% dos votos, mantendo-se estagnado em relação as pesquisas anteriores. Jenilson Leite aparece em segundo lugar com 17, 9%. Seguido pelo senador Sérgio Petecão (PSD) com 13,8% e Mara Rocha (MDB) 9,3% . Nilson Euclides (Psol) tem 1,8% e demais concorrentes somam 0,6%. Além disso, 8,4% não marcou nenhum dos citados e outros 17,2% ainda não sabem em quem votar.

    Quando a aferição considera somente os votos válidos, Cameli aparece com 41,7%, Jenilson 24,1%, Petecão 18,6%, Mara Rocha 12,5% e Nilson Euclides teria 2,4% votos. Isso levaria a eleição para o segundo turno.

    A pesquisa também traz dados somente do eleitorado da capital, na qual foram entrevistados 449 pessoas no total. Nesse caso, o cenário se mantém. Sendo que 27,4% dos entrevistados pela reeleição de Gladson, já 16,5% preferem o médico Jenilson Leite. Destarte que na capital, a deputada Mara Rocha ficaria em terceiro lugar com 15,4%, e o senador Petecãoa teria o apoio 11,6% dos eleitores rio-branquense. O pré-candidato do Psol soma 1,3%, e 9,8% votaria nulo e 17,1% ainda não sabe em quem votar.

    A margem de confiança da pesquisa é de 95% e está registrada no Tribunal Regional do Acre sob o protocolo nº 06900/2022-AC.