MAIS

    Bolsonaro diz que Lula vai acabar com a guerra na Ucrânia “tomando cerveja”

    Por CNN Brasil

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou nesta segunda-feira (2) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que o petista irá “acabar com a guerra da Ucrânia tomando cerveja”.

    A fala foi feita pelo presidente em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, onde ele se encontrou com apoiadores.

    Bolsonaro se referiu a uma declaração de Lula dada em 30 de março de 2022, num evento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na ocasião, o petista questionou a quem interessava a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

    “A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria sido resolvido aqui, senão na primeira cerveja, na segunda. Se não desse na segunda, na terceira. Se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz”, disse.

    A assessoria do ex-presidente afirmou à CNN que ele não irá comentar as declarações de Bolsonaro.

    Na época da declaração, a assessoria de Lula disse que o ex-presidente apenas defendeu a resolução de conflitos por meio do diálogo e não de guerras. “Conversar em torno de uma cerveja foi uma metáfora para diplomacia e diálogo”, afirmou a assessoria.