MAIS

    QI de 188 e 55 formações: quem é e o que faz o homem mais inteligente do Brasil

    Por Juliana Steil, Terra

    Já se perguntou quem poderia ser, comprovadamente, a pessoa mais inteligente do Brasil e o que ela faz da vida? Foi pensando nessas e outras perguntas que o Terra foi atrás de Fabiano de Abreu, neurocientista luso-brasileiro que alcançou incríveis 188 pontos de QI, um dos testes de inteligência mais usados atualmente. 

    Essa pontuação tão alta não veio do nada. Abreu tem formação em Antropologia, Nutrição Clínica, Psicologia, Neurociências, Filosofia, História e até Biologia, mas não necessariamente nesta ordem. Já cursou dez pós-graduações de uma só vez, simultaneamente, e não para nunca de estudar.

    “Sou curioso. Quando me interesso por algo, quero saber como aquilo funciona desde seu princípio”, revela. 

    Hoje, o homem mais inteligente do Brasil é professor em diversos cursos de graduação e especialização, é membro de centros de pesquisas e cientista com mais de oito descobertas e 130 artigos publicados. Abreu também é CEO de uma agência de comunicação e marketing, e dono de dois jornais em Portugal, um semanal e outro diário.

    Gênio desde pequeno

    Tudo começou no Rio de Janeiro, onde Fabiano de Abreu nasceu e viveu boa parte da vida. Aos dez anos, já era especialista em informática e algum tempo depois abriu empresas no ramo, que deram certo até 2008. Em meio à vida de empreendedor, fez um teste de QI aos 17 anos, ainda na escola, e viu que sua pontuação era alta.