MAIS

    Reino Unido e Suécia anunciam acordo de proteção mútua

    Por G1

    Diante de ameaças recentes da Rússia, a Suécia assinou um acordo de proteção mútua com o Reino Unido nesta quarta-feira (11). Com isso, tropas britânicas podem enviar tropas e armamentos caso o território sueco seja atacada ou invadido.

    O acordo foi assinado pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e pela primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, em ato em Estocolmo. Johnson deve assinar o mesmo pacto com a Finlândia ainda nesta quarta-feira (11).

    “No caso de um desastre ou um ataque à Suécia, então o Reino Unido apoiará o país com o que quer que precisem”, declarou Johnson no evento.

     

    O acordo inclui “assistência militar” com tropas e armamentos.

    “Estamos mais seguros agora”, afirmou a líder sueca.

     

    Há duas semanas, a Rússia ameaçou duras retaliações caso a Suécia e Finlândia ingressem na Otan – os parlamentos de ambos os países já aprovaram o ingresso na aliança militar ocidental. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan traria “consequências” para esses países e para a segurança europeia.

    Dias antes, o ex-presidente russo e atual número dois do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que se os dois países entrarem na Otan, Moscou reforçará seus recursos militares, especialmente nucleares, no mar Báltico e perto da Escandinávia.

    Diante das ameaças, os dois países vêm buscando acordos bilaterais para garantir mais segurança a seus territórios.

    A Suécia e a Finlândia – que compartilha cerca de 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia – sempre mantiveram uma posição militar neutra e boas relações diplomáticas com o Kremlin.