MAIS

    Presidenciáveis priorizam estados com maior peso eleitoral no início da campanha

    Por CNN Brasil

    Região que abriga mais de 42% dos 156 milhões de eleitores brasileiros, o Sudeste foi o palco central das duas primeiras semanas de campanha dos principais candidatos à Presidência.

    Desde 16 de agosto, quando foram autorizados pela Justiça Eleitoral a pedir votos, ir às ruas e fazer comícios, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), os quatro que pontuam no agregador de pesquisas Locomotiva/CNN, intensificaram suas agendas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    Em seus primeiros atos, Lula discursou em frente à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, Bolsonaro visitou Juiz de Fora (MG), onde foi alvo de um atentado nas eleições de 2018, Ciro participou de uma caminhada na zona leste de São Paulo e Tebet encontrou representantes do setor da cultura no Alto de Pinheiros, também na capital paulista.

    O Sudeste tem mais de 66 milhões de eleitores. A região Nordeste é a com o segundo maior número de eleitores. Seus nove estados somam 42.390.976 brasileiros aptos a votar, o que representa cerca de 27% do total do eleitorado.

    No sábado (27), Bolsonaro foi pela primeira vez ao Nordeste desde o início oficial da campanha, em 16 de agosto. Ele participou de uma motociata e discursou em Vitória da Conquista, na Bahia. O presidente tenta reduzir sua rejeição na região.

    Pesquisa TV Bahia/Ipec divulgada na sexta-feira (26) mostra Lula com 61% das intenções de voto no estado, contra 20% de Bolsonaro. Ciro tem 7%, e Tebet, 1%. O Ipec ouviu 1.008 pessoas entre 23 e 25 de agosto. Registrado na Justiça Eleitoral sob os números BA-02873/2022 e BR-00575/222, o levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais.