MAIS

    ” Moradores de Jordão  em situação  de vulnerabilidade  social dependem de doações para comer por falta de saque na lotérica e ninguém  faz nada “, denúncia  empresário  Bossa 

    Por Leandro Matthaus , Estado do Acre

    A maioria da população  do município  de Jordão,  no interior  do Acre, vive de repasses dos programas  sociais do Governo  Federal.  Contudo,  esses beneficiários  estão  passando fome,  principalmente,  aqueles que vivem na zona rural e vem à cidade sacar o recurso,  comprar  seu alimento  e voltar para casa. Porque os recursos  são pagos pela Caixa Econômica Federal, mas no município,  a única  representação  bancária do órgão  é  uma lotérica,  mas não está fazendo  saque há  quase dois meses. E o pior que ninguém  faz nada. O único  que buscou uma solução  foi o MP , a Caixa prometeu resolveu em 15 dias. Virou promessa. 

    Segundo o empresário Bossa, sem poder fazer saque,  nem o cartão do Bolsa Família tem chip para o pagamento de débito,  as pessoas ficam em situação desesperadora.  E para comer precisa pedir aos parentes e aos próprios comerciantes, como foi o caso desses indígenas  que aparecem no vídeo. Sem recursos  nenhum,  devido a falta de dinheiro na lotérica,  Bossa fez doação  de peixe aos Huni Kuin.

    Ele afirma que ninguém faz nada. As autoridades,  isto é,  os políticos  do município, incluindo o chefe do executivo  e vereadores,  assistem  a situação  em silêncio. 

    Além disso, o empresário  relata que as pessoas  que mandam seu cartão  para fazer o saque em Tarauacá  precisam pagar um taxa aos que se dispõem  a fazer o favor.