MAIS

    EUA fazem seu 1º lançamento aéreo de ajuda humanitária a Gaza, um dia após mortes em fila por comida

    Por g1

    Os Estados Unidos realizaram neste sábado (2) o primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, na guerra de Israel contra o Hamas. A informação foi confirmada por duas autoridades americanas que falaram em condição de anonimato à agência Reuters.

    Segundo a agência, mais de 38 mil refeições em 66 pacotes foram lançadas na região por meio de três aviões C-130, um dia após mais de 100 civis morrerem em fila por comida na região. Não há detalhes sobre o local de Gaza em que os lançamentos foram feitos.

    Os EUA afirmaram que os lançamentos serão um esforço contínuo e têm com o apoio de Israel. O governo americano também planeja fazer envios a Gaza pelo mar.

    O envio de ajuda humanitária pelos EUA foi anunciado na sexta-feira (1º) pelo presidente Joe Biden. “Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais”, afirmou.

    A ajuda humanitária que chega em Gaza tem acontecido por via aérea nos últimos dias, por conta da dificuldade de entrega de suprimentos pela via terrestre. França, Egito e Jordânia estão entre os outros países que já realizaram lançamentos aéreos de ajuda humanitária para a região.