MAIS

Jordão: Nagela Figueiredo em carta aberta pede desfiliacao do PT e agora é pré-candidata pelo Podemos 20

Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

REQUERIMENTO DE DESFILIAÇÃO DE NAGELA FIGUEIREDO DO PT JORDÃO (05.ABR.2024)

Assunto: Pedido de desfiliação partidária

Ilustríssimos senhores presidentes nacional, estadual e municipal do partido dos trabalhadores – PT, Eu, NAGELA MARIA DE FIGUEIREDO SILVA , brasileira, casada, nascida em 08/08/1968, filha de Valquimar Rodrigues Silva e Antônia Batista Figueiredo natural de Tarauacá -Acre, portadora da cédula de identidade RG nº 185.502, inscrita no CPF nº 308.460.052.-04, portadora do Título de Eleitor nº 001542262453, inscrita na Zona Eleitoral nº 005, Secção 032, residência eleitoral Jordão – Acre venho, com o direito que me cabe, requerer minha DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT, pelos motivos e razões que passo a apresentar.

É de conhecimento público e notório que o Partido dos Trabalhadores tem sido o protagonista das eleições no município de Jordão/AC, tanto é assim, que figura em seu âmbito o inquestionável maior líder da história política do município, o Sr. Hilário Melo.

Ao lado desse homem que tanto me ensinou com seus valores e posturas éticas, lutamos e fomos vitoriosos em diversas batalhas eleitorais. Aprendi muito com o casal Hilário Melo e Lucimar Figueiredo, de modo que não tenho palavras que possam expressar a gratidão e o amor que nutro por ambos.

Recordo-me, também, que submetida ao comando e orientação dos nossos líderes, estive presente de forma efetiva nas duas disputas eleitorais do amigo Elson Farias pela frente popular, e naquele momento tive que recuar, ouvir e dar um passo atrás a fim de preservar a aliança PT/PC do B.

Aqueles que, como eu, acreditaram que nas eleições de 2020 teríamos um gesto devolvido, também padeceram a decepção, pois o gesto não veio. Então, dividimos essa aliança que nunca perdeu uma eleição municipal, alcançamos no pior momento do partido uma candidatura sólida e forte e tiramos na urna 915 votos.

Fomos atingidos por uma derrota que custou muito ao nosso município que ainda hoje tem padecido.

Ouso recordar, ainda, que em âmbito nacional fomos agraciados por algo que minimizou nosso sofrimento: tivemos uma linda vitória do nosso Presidente Lula. O Jordão foi o único município do Acre em que nosso presidente ganhou no 1° e 2° turno, o que evidenciou, mais uma vez, a força de nossa boa política e da nossa unidade.

Em razão disso, iniciamos as tratativas para as disputas eleitorais de 2024. E pelo contexto, muitas lideranças vieram até nós argumentando uma união e uma futura vitória do 13, assim como fizera antes, e dessa vez com meu nome a encabeçar a disputa.

Entretanto, não tardou para o discurso tomar outro rumo, e hoje, pela situação em que nos encontramos dentro da Federação Partidária, não me resta outra alternativa que não seja a partida.

Ao tentar empenhar-me numa linha de providências, aguardei uma decisão e resposta definitiva e pela Federação e direção estadual do partido. Desse modo, percebi que o Partido dos Trabalhadores não possui mais abertura nem espaço para o diálogo com suas bases e seus filiados para enfrentar o debate e defender nosso projeto que me apresentou como Pré-candidata dando amostras reiteradas de que não está interessado, ou não tem condições de resolver e lutar pela nossa candidatura.

Ao olhar para o passado ciente de minhas lutas, hoje o PT me deixa triste por me levar a tomar essa decisão. Por décadas acreditei e dei o melhor de mim na perseguição de ideais que, com seus acertos e erros, não se distanciavam de um norte ético indiscutível e intransigente para melhorar a vida das pessoas.

Hoje, entretanto, não me sinto mais em condições de cooperar com o que não faz mais sentido a mim e ao grupo sólido que construímos.

Vivencio o mais difícil e o pior momento de minha vida política. Como membro do PT, encontro-me em situação absolutamente constrangedora, sem sentido a qual não tenho mais condições de deixar perdurar.

Serei fiel ao nosso projeto e permanecerei depositária dos valores defendidos por aqueles que votaram em mim em 2020 e por aqueles que venham construir o projeto 2024. Essas pessoas abraçaram as ideias que defendo desde a época em que me tornei pessoa pública como Secretária Municipal de Educação.

Destaco que até onde pude, tentei reverter esta situação. Não fui ouvida. E minha decisão como Pré-candidata não pode ser isolada. Busquei todas as formas para que todos pudéssemos caminhar juntos, conforme ajustamos lá atrás, mas infelizmente não será possível, e as evidências são muitas.

Estamos construindo a “nova política”, “renovação” e “mudança”, que muitos consideram nossa vitória “impossível”.

Há alguns que julgam tarefa inexecutável construir uma candidatura competitiva para mudar Jordão. Eu, não!

Talvez por isso vocês do nosso projeto, companheiros, me oferecem o desafio de liderar a nossa geração em um projeto de renovação política e de reconstrução norteadas pela crença inabalável de que podemos mudar nosso Jordão, e mudar para melhor, e vamos mudá-lo!

Sabemos, no entanto, que todo Pré-candidato precisa de um partido. Não [quero ser] só a candidata de um projeto pessoal. Vamos construir alianças para ser, também, candidata de muitos dos partidos aliados que nos honram com seu apoio.

Quero ser a candidata dos que compreendem a necessidade da renovação política, uma candidata que saberá ouvir a todos, dialogar com todas as correntes de pensamento, e, por isso, sinto-me na responsabilidade e no dever de agir nesse sentido.

Diante do exposto, e passando em silêncio muitas outras razões igualmente ponderadas, REQUEIRO, A PARTIR DESTA DATA, A MINHA DESFILIAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT.

Jordão -Acre, sexta-feira, 05 de abril de 2024.

NAGELA MARIA DE FIGUEIREDO SILVA

REQUERENTE