MAIS

    Recorde : Município de Rodrigues Alves é referência Nacional com 93% de redução nos casos de malária

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    Nesta quinta-feira (25), Dia Mundial da luta contra a malária, a Prefeitura de Rodrigues Alves , comandada pelo prefeito Jailson Amorim, celebra a data sendo referência na redução dos casos da doença no país. 

    O destaque positivo é fruto do trabalho incansável da gestão do prefeito Jailson Amorim e do vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães, junto com equipe da Coordenação de Endemias, no combate ao mosquito transmissor da doença.

    O município alcançou a maior redução dos casos de malária dos últimos anos, saindo de quase 6000 casos em 2016 para 414 no ano passado. Isso representa uma redução de 93% dos casos.

    Segundo a Prefeitura, neste ano de 2024 a redução continua , sendo que os casos mensais variam entre 20 a 30 casos, o montante representa cerca de 36%, comparado ao primeiro trimestre de 2023.

    A redução do número de casos da malária no município reflete o empenho da gestão municipal dando o suporte necessário e capacitação dos agentes na
    vigilância da doença, trabalhando especialmente, por busca ativa direcionada em áreas de transmissão.

    A atual equipe possui grande experiência em campo e conhecimento técnico para executarem as análises
    epidemiológicas e investigações de casos, requeridas para as respostas adequadas e oportunas que impactam positivamente nos indicadores de saúde pública.

    Há perspectiva de elaboração do plano municipal de eliminação da malária em Rodrigues Alves, em que serão descritas as principais estratégias e elencados os recursos necessários para que essa meta seja alcançada até o ano de 2035. Dentre as quais, por exemplo, destaca-se a implementação de inovações tecnológicas ao
    serviço de saúde para o tratamento,com o antimalárico ministrado em dose única, que permite melhor adesão da população.

    A continuidade das ações de enfrentamento à malária, ofertando o diagnóstico oportuno com alta sensibilidade nas investigações junto ao fortalecimento do eixo de educação em saúde e mobilização social às comunidades guiará o município rumo à eliminação da doença.

    A gestão também tem se preocupado com a valorização do trabalhador de endemias, pagando o incentivo financeiro com adicional, e equiparando o salário de microscopista com o piso nacional.