A ministra do Tribunal Superior Eleitoral Isabel Galloti, relatora dos três processos de cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), disponibilizou, nesta quinta-feira (1º), para a pauta de julgamento a ação em que ele responde por abuso de poder econômico nas eleições 2022. Isto que dizer que o processo está apto para entrar em votação no plenário da Corte eleitoral.
No site do TSE consta que a ministra relatora enviou o processo para a assessoria de plenário. Quem define as datas de julgamentos é a presidente, ministra Cármen Lúcia. Calendário ainda não foi definido.
O g1 procurou o governo de Roraima sobre a movimentação no TSE e aguarda resposta. Antes, ele disse acreditar que a cassação seria “revertida em instância superior, esclarecendo todas as questões levantadas, apresentando os contrapontos necessários”.
O processo enviado para inclusão na pauta de julgamento é o que cassou pela terceira vez o mandato de Denarium. Nesta ação, movida pela coligação “Roraima Muito Melhor”, que tinha como adversária a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), o mandato do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos) também foi cassado.