Durante os 32 anos de emancipação política e administrativa de Jordão todos os candidatos a prefeito que buscaram à reeleição obtiverem o resultado favorável. Contudo, poucos vezes se viu ao longo dos anos uma eleição tão polarizada, cuja disputa envolvesse o chefe do executivo na corrida pelo comando da Prefeitura, igual o pleito atual. Caso não consiga êxito, Naudo Ribeiro (Progressistas) entrará para a história como o primeiro que foi derrotado no comando da máquina.
Ele disputa contra Elson Farias ( PCdoB), que tem Zeina Melo ( MDB) na vice. Elson já foi vice-prefeito e duas vezes prefeito. Na eleição anterior, Zeina perdeu a disputa por 112 votos de diferença para o atual gestor, com cinco nomes concorrendo.
A disputa ganha novos ares com a conjuntura política montada pela Professora Nágela Figueiredo ( Podemos). Que selou uma aliança com a maior liderança Huni Kuin dos últimos anos, Leopardo Sales, filho do Cacique Siã Sales, que já foi vice-prefeito e disputou duas vezes a eleição de prefeito. Vale lembrar que além da força que os dois somam, Nagela conta com o apoio do ex-prefeito Melo.
Ninguém arrisca apontar um vencedor na disputa, mas é quase o unânime o pensamento dos analistas políticos do município que poucas vezes o poder de quem está com a máquina nas mãos foi tão ameaçado.