Mesmo em pleno inverno amazônico, a cidade de Jordão, no interior do Acre, enfrenta um verdadeiro caos no abastecimento de água. O serviço é desenvolvido pela SANEACRE. Que segundo informações, o atual presidente anuncia melhorias, mas nunca sai do papel. Enquanto isso, o povo sofre.
Segundo informações de moradores e do vereador Oscar Sérgio, que defende o ingresso de uma ação coletiva contra órgão, têm casas que passa de mês sem chegar água na torneira.
Nesta quinta-feira ( 27), devido a falta de água, no centro da cidade, onde está localizada a UBS Antônio Rodrigues Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender o atendimento à população na unidade, por não ter condições de manter a higiene do local.
O vereador Oscar Sérgio, afirmou que nos últimos dois dias, foi realizada uma ação de saúde com exames de ultrassonografia. E para manter a limpeza, era utilizada água da chuva. Contudo, a situação se tornou inviável.
Ele salienta que a Estação de Tratamento do município não comporta mais a demanda da população, além disso, parte da água que é distribuída não passa por tratamento, devido a falta de filtro nos tanques da ETA. Outra situação, é que a quantidade de funcionários é insuficiente para realizar os serviços, bem como a falta de profissionais qualificados para operar a bomba de capacitação piora ainda mais o caos enfrentado pelos moradores.