Um objeto não identificado foi avistado no mar de Santos, no litoral de São Paulo, durante ressaca, na tarde desse sábado (9/8). Um vídeo, feito por moradores da cidade, mostra uma estrutura quadrada e escura, possivelmente uma caixa — o que ainda não tem confirmação. Veja:
Procuradas, a Prefeitura de Santos e a Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, informaram não ter registros de ocorrências de objetos retirados do mar.
Ressaca no mar de Santos
- O objeto foi visto por moradores às 16h, uma hora depois do momento que a Defesa Civil da cidade estimou como o de altura máxima prevista para o nível do mar.
- Enfrentando uma frente fria desde sexta-feira (8/9) e com chuvas durante todo o sábado, a previsão era que a maré poderia alcançar 1,9m de altura em toda a região de orla da Baixada Santista e 2,2m no interior do estuário de Santos.
- Com o cenário, o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações definiu estado de atenção na região da orla e estado de alerta na região do estuário.
- Neste domingo (10/8), a Prefeitura de Santos afirmou que não há ocorrência de ressaca na cidade em razão da maré alta. As vias da orla permanecem transitáveis, sem impactos estruturais.
- Também neste domingo, a altura das ondas na Ilha das Palmas é de 2,03m. A previsão indica queda. A maré é de 0,64m na Baía de Santos e 0,75m no estuário – o pico deve ocorrer por volta das 15h30. A altura prevista é de 1,91m na Baía de Santos e 2m no estuário.
- A Defesa Civil de Santos recomenda não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo.
- O órgão indica que todos os moradores locais se cadastrem para receber alertas. Para isso, basta enviar SMS com o número do CEP da residência para 40199.
- A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.