O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) suspendeu nesta terça-feira (12/8) o contrato com a Agibank, que realizava pagamentos de aposentados, sob as alegação de que seria necessário apurar “graves violações” da instituição financeira ao contrato de prestação de serviços.
O órgão recebeu denúncia, por exemplo, de que o banco teria dificultado o registro de reclamação de usuários. Isso se daria por meio do aplicativo do Agibank, que redirecionava chamadas à Central 135 ao próprio app.
Como mostrou a coluna, um vídeo mostra na prática como isso acontecia. Na gravação, um usuário liga para o número 135. Logo na sequência, a ligação é finalizada automaticamente e o aplicativo de ligação é fechado. O usuário, então, é redirecionado para a tela inicial do aplicativo da Agibank.
Com isso, o banco impedia que os beneficiários acessassem informações sobre seus benefícios, registrassem reclamações, inclusive sobre ressarcimento de descontos indevidos, ou obtivessem qualquer atendimento oficial do INSS.
Fachada da Previdência Social
Leia também
-
Vídeo: veja violação do Agibank que resultou em suspensão do INSS
-
INSS suspende Agibank, que fazia pagamentos de aposentados
Relatos obtidos pelo INSS também apontam para “recusas injustificadas” por parte do Agibank à portabilidade de benefícios e de retenção indevida de valores.
Outra prática considerada irregular constatada foi a convocação de beneficiários para comparecimento a lojas do Agibank, sob o pretexto de tratar de descontos de entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.
“Essas condutas configuram infração gravíssima, comprometendo a relação entre segurados e o INSS, uma vez que o banco passa a ter conhecimento da intenção do usuário em contatar a Previdência, interceptando tais informações”, afirma o INSS.
O órgão ainda ressalta que nenhuma instituição financeira está autorizada a atuar como intermediária ou portal de entrada para os canais oficiais de atendimento do Instituto e diz que a decisão de suspender o contrato foi tomada para “assegurar respeito, transparência e segurança no pagamento dos benefícios”.
“Caso desejem, os segurados que atualmente recebem seus benefícios pelo Agibank continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata”, afirma.