Morreu nesta quinta-feira (25/9) Ubiraci Rodrigues Costa, mais conhecido como Biriba, considerado uma das maiores referências no tênis de mesa brasileiro. Natural de São Paulo, Ubiraci morreu aos 80 ano. A causa da morte não foi divulgada.
Um dos grandes feitos de sua carreira, além dos título e vitórias na modalidade, foi ter derrotado o chinês Rong Guotan, o então campeão mundial, na fase de 32 avos durante a disputa do Mundial de de Pequim em 1961, quando tinha apenas 15 anos de idade. A vitória deu notoriedade para Biriba. Naquela edição, Ubiraci terminou foi até as oitavas de final da competição.
Seu feito fez o ser comparado, na época, com nomes como Pelé e Maria Esther Bueno.
Para se ter uma ideia, a vitória contra um chinês só foi ocorrer de novo em 1993, quando Hugo Hoyama venceu Sun Jianwei no Aberto do Japão. O feito de chegar nas oitavas de final de um Mundial foi repetido somente em 1987, com Claudio Kano, e em 2019, com Hugo Calderano. E só foi superada por Calderano em 2025, ao conquistar a inédita medalha de prata.
Em um comunicado, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa lamentou o falecimento de Biriba.
“A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lamenta profundamente o falecimento de Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba. Verdadeira lenda da modalidade, o ídolo nos deixou nesta quinta-feira (25), em São Paulo-SP, aos 80 anos”, escreveu.
“O legado de Biriba será eterno, por tudo o que ele representa para a modalidade no Brasil. A CBTM se solidariza com familiares, amigos e fãs desta figura inigualável neste momento tão difícil”, completou a entidade.
O velório de Biriba está marcado para essa sexta (26/9), das 10h às 14h, no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo.
Leia também
-
Cardiologista explica problema de Hugo Hoyama, lenda do tênis de mesa
-
Tênis de mesa: Calderano e Takahashi vão à final do WTT Star Contender
-
Rio de Janeiro sediará Mundial de Tênis de Mesa em 2029
Confira registro da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Tênis de Mesa do Brasil (@cbtm)
Veja alguns feitos de Biriba
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por eMuseu do Esporte (@emuseudoesporte)