O agricultor Dionísio Bertoldi, de 69 anos, passou 20 anos construindo uma casa de pedra inspirada nas moradias da Itália, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A ideia do catarinense era manter vivas as tradições italianas na região, também conhecida por Vale Europeu.
Leia também
-
Itália oferece empregos para brasileiros com salários de até R$ 44 mil
-
Saiba por que William e Kate pensam em construir uma casa em segredo
-
Chuveiro italiano ganha espaço e aposenta box de vidro no Brasil; veja
-
Wanessa e Dado planejam construir casa na Chapada dos Veadeiros
Para construir a casa do jeito que queria, Dionísio estima ter usado cerca de 2 mil pedras. Como não tinha muita experiência, a obra durou mais que o esperado. Apesar da longa demora, o agricultor não esteve sozinho: em alguns momentos da construção, ele contou com a ajuda de um compadre e dois pedreiros por meio período, além do apoio da família.
Casa construída por Dionísio
Dionísio contou, em entrevista ao programa on-line Vale Agrícola, que começou a obra após o primeiro casamento, em 1995. Porém, alguns acontecimentos trágicos o fizeram abandonar a construção por quase dez anos. Foi em 2015 que ele finalizou a tão sonhada casa de pedra.
Para o agricultor, o estilo da casa tem a ver com suas raízes italianas, já que seus avós vieram da Itália e eram arquitetos.
Embora seja diferente, a casa de pedra deixa o ambiente fresco durante o verão e mantém o calor no inverno, além de não acumular umidade, segundo Dionísio.