MAIS

    Cúpula da Igreja Católica discute na ALEAC dívida do Estado com o Hospital Santa Juliana e Colônia Souza Aguiar

    Por

    O Bispo Dom Joaquim Pertinez junto com a cúpula da Igreja Católica vieram à Assembleia Legislativa atendendo ao convite do deputado Jenilson Leite (PCdoB), vice-presidente da Casa e médico, falar sobre a crise no Hospital Santa Juliana e na Colônia Souza Aguiar pela falta de repasse dos recursos do governo do Estado do Acre. Ambas instituições são de propriedade da Igreja e conveniadas com o Estado.

    O religioso explicou aos deputados que o estado está desde o mês de agosto sem repassar os recursos para as unidades hospitalares de responsabilidade da Igreja Católica. Cuja dívida com o Hospital Santa Juliana é de R$ 4, 5 milhões, e de 1,5 milhão com a Colônia Colônia Souza Aguiar. O Santa Juliana atende 40% dos partos encaminhados pelo serviço público de saúde e, ainda, a maior parte das cirurgias cardíacas cadastradas pelo SUS.

    No encontro, Dom Joaquim alertou que a situação da saúde pública pode ficar ainda mais comprometida caso o governo do Acre não honre os compromissos firmados com Hospital e que o Estado não manifestou interesse na renovação do contrato que viabiliza o hospital Santa Juliana a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Ao expor a situação aos deputados, o padre da Diocese de Rio Branco, Jairo Coelho, enfatizou que situação do Santa Juliana é parecida com a da Casa de Acolhida Souza Araújo, que enfrenta sérios problemas financeiros devido à falta de repasse do governo do estado desde o mês de julho da última gestão até a atual gestão estatal.

    O deputado Jenilson Leite, que é médico e foi o responsável por trazer os religiosos ao parlamento, reforçou que uma reunião deve ser realizada o mais rápido possível com a Casa Civil para acelerar a resolução desse problema. “Peço que o nosso presidente Nicolau Júnior reforça essa demanda o mais rápido possível para que possamos sentar com o governador”.

    Foto: Jardy Lopes