MAIS

    Histórico! Na gestão do prefeito Zequinha Lima mais de mil trabalhadores de saúde recebem insalubridade em Cruzeiro do Sul 

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    Foram anos de lutas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul para que um prefeito atendesse a solicitação da classe. Algo que veio ser concretizado com o Zequinha Lima. 

    A prefeitura de Cruzeiro do Sul pagou na tarde desta quarta-feira, 7, em folha suplementar, o adicional de insalubridade e periculosidade para os servidores da Saúde do município.

    A secretária de Saúde, Valéria Lima, disse que cerca de mil servidores são beneficiados com a medida. “É a primeira vez que a prefeitura paga a insalubridade e periculosidade para os servidores”, conta.

    O valor da insalubridade varia de 20 a 40% do salário mínimo. Será pago a médicos, médicos veterinários, enfermeiros, bioquímicos, Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias e Zoonoses, fiscais sanitários, dentistas e auxiliares. Já os vigias vão receber de periculosidade, o equivalente a 30% do valor do salário mínimo.

    “Este valor da insalubridade e da periculosidade ficam já incorporado ao salário dos servidores do município”, ressaltou a secretária.

    O valor da insalubridade foi classificado por níveis de riscos. Médicos, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde terão 20% do valor salário mínimo, incorporados. As categorias de Agentes de Zoonoses e Dentistas ficarão com o nível máximo previsto em lei, que é 40%.

    Com Sandra Assunção, do ac24horas.com